STAY HOME. SAVE LIVES. GET YOUR FIRST LESSON FREE.

Logo Pipa Parade

Conheça o Pipa Parade

a maior exposição de arte a céu aberto da Serra Gaúcha

Uma fileira de barris de madeira estão alinhados em um armazém

O projeto

  • O que é?


O Pipa Parade é uma grande exposição a céu aberto que celebra a Vindima 2025 com o tema 150 anos de imigração italiana no Rio Grande do Sul.


De 7 de janeiro a 7 de março de 2025, a exposição conecta as regiões das Hortênsias e Uva e Vinho por meio de 30 pontos de exposição, onde barricas de vinho transformadas em obras de arte estão espalhadas por 10 cidades da Serra Gaúcha, criando a rota do Pipa Parade.


Um encontro entre arte, cultura e a paixão pelo vinho, que homenageia o legado italiano e convida visitantes a explorarem as paisagens, as tradições e os sabores únicos da região durante a Vindima, a maior festa do mundo do vinho.


  • Por que pipas?


A palavra "pipa" tem origem no latim "cupa", que significa barril ou grande recipiente. Embora o tamanho exato possa variar, o termo é geralmente associado a barris que armazenam vinho.


A pipa é um símbolo histórico importante na cultura da Serra Gaúcha, a maior produtora de vinhos do Brasil. Sua presença remonta à tradição vinícola da região, representando tanto a herança quanto a continuidade do processo de produção do vinho.


E agora, esse objeto tão icônico não só continuará a envelhecer vinhos nas vinícolas, mas também ganha novos significados, colorindo as cidades da região por meio da arte contemporânea.



O curador artístico

André Venzon

Artista visual, curador e gestor cultural

  • Especialista em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona e mestre em Poéticas Visuais pelo IA-UFRGS.
  • Dedica-se à pesquisa dos tapumes na paisagem urbana, de elemento arquitetônico a significante de operações poéticas.
  • Foi presidente da Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa (2006-2010), conselheiro Estadual de Cultura (2008-2010/2016-2018), membro do Colegiado Nacional de Artes Visuais (2010-2012), diretor do Museu de Arte Contemporânea do RS (2011-2014/2019-2021).
  • Coordenador da galeria da Fundação ECARTA (2018-) e diretor artístico do Instituto Cultural Laje de Pedra em Canela/RS (2022-).
  • É autor do monumento da I Imigração Judaica organizada para o Brasil, no Parque Farroupilha, em Porto Alegre.


Quer ser o primeiro a saber de tudo?

Inscreva-se na nossa newsletter

Contact Us

Share by: